Corrida emagrece em pouco tempo?

Os médicos sempre falam na TV dos benefícios da caminhada, que todo sedentário deveria começar a caminhar para melhorar a saúde e que ajuda a perder peso também, dentre outros benefícios, fato é que caminhar realmente faz bem, mas quem tem interesse de perder peso mais rápido já pensa logo na corrida, afinal se caminhada emagrece, então correr deve fazer a gente emagrecer mais rapidamente ainda,certo?

Este pensamento está parcialmente correto, porque a corrida pode realmente acelerar a queima de gordura e fazer o emagrecimento acontecer mais rápido, porém isto depende muito do ritmo em que se correr, além disso, um sedentário jamais vai conseguir começar correndo logo de cara, num ritmo que de resultados rápido, ou seja, não adianta, para começar é necessário fazer isto com a caminhada mesmo.

Mas é possível evoluir para corrida em pouco tempo, para quem está sedentário, o recomendado é fazer uma semana apenas de caminhada no ritmo mais forte que conseguir, depois disso na segunda semana já é possível intercalar caminhada com corrida, fazendo uns 5 minutos de caminhada e 1 minuto de corrida num ritmo que consiga dar conta e assim em diante.

A partir da segunda semana em diante dá pra começar a aumentar o tempo de corrida e diminuir o de caminhada, o bom é fazer esta progressão a cada 5 dias, ou seja, começar a caminhar 4 minutos e correr 2, depois caminhar e correr 3 e assim em diante, depois de aproximadamente um mês, você já vai estar apto para fazer só corrida, conseguindo correr pelo menos uns 20 minutos sem parar, o que já é suficiente para queimar bastante calorias.

Ao chegar nesta etapa é recomendado que você faça algum treino de pernas para fortalecer a musculatura e evitar lesões quando começar a correr distâncias maiores, também é recomendado fortalecer toda a parte do tronco, você pode fazer isto treinando em casa mesmo com os exercícios do Xtreme 21, eles além de fortalecer sua musculatura ajudam a acelerar a queima de gordura também.

Quando estiver neste ciclo, agora o negócio é começar a aumentar as distâncias percorridas e diminuir seu tempo, ou seja, correr mais rápido, fazendo isto você vai queimar calorias e emagrecer bastante.

Normalmente todo este processo inicial leva uns 2 meses e é justamente aí que se perde mais peso, algo entre 5 a 8 quilos dependendo da pessoa, o que já é um ótimo emagrecimento. Depois para emagrecer mais, só se você continuar aumentando seu ritmo de corrida, se manter seu ritmo a partir daí não vai mais engordar, mas também não deve conseguir perder mais muito peso, porque o organismo já vai ter se adaptado a este seu novo ritmo e será algo normal.

Confira mais dicas para emagrecer correndo:

Leave a Reply